Por Gabriel Preuss

fevereiro 14, 2023

Plataforma de CRM: faça isso e suas vendas decolarão

O conjunto de práticas que cerca o relacionamento com o cliente é primordial para o sucesso de uma empresa com a sua captação de leads e vendas.  Como é garantido o dia a dia da equipe de vendas da sua empresa? O trabalho está bem documentado? Os registros são devidamente arquivados e alimentados? O CRM […]

O conjunto de práticas que cerca o relacionamento com o cliente é primordial para o sucesso de uma empresa com a sua captação de leads e vendas. 

Duas pessoas se dando as mãos em sinal de parceria, assim como o CRM com as vendas.

Como é garantido o dia a dia da equipe de vendas da sua empresa? O trabalho está bem documentado? Os registros são devidamente arquivados e alimentados? O CRM é a melhor ferramenta para você alinhar uma comunicação coesa entre departamentos e poder garantir uma estratégia mais assertiva e eficaz.

Com as informações de motivo de perda, etapa de funil e anotações da qualidade do lead que o vendedor anota a cada reunião, acontece uma retroalimentação com o departamento de marketing e vice-versa.

Leia também:Não monte um funil de vendas sem saber disso

Comecemos com a definição do que é a plataforma de CRM.

 

PLATAFORMA DE CRM

 

Uma plataforma de CRM ( Customer Relationship Management ) é um software que ajuda as empresas a gerenciar suas férias com os clientes, armazenando e organizando dados sobre os clientes, suas atividades e histórico de compras, permitindo que as empresas gerenciem e acompanhem o relacionamento com os clientes de maneira mais eficiente. A plataforma de CRM pode incluir recursos como automação de vendas, suporte ao cliente, gerenciamento de campanhas de marketing, análise de dados e relatórios.

 

COMO O CRM IMPACTAR NA ORGANIZAÇÃO

 

Uma plataforma CRM pode ter vários impactos diretos na organização de uma empresa, tais como:

  1. Centralização de informações: a plataforma CRM permite que todas as informações de contato com os clientes sejam armazenadas em um único local, facilitando o acesso e o compartilhamento desses dados entre os departamentos da empresa.
  2. Melhora na comunicação: ao ter todas as informações de contato com os clientes em uma plataforma única, a comunicação entre a equipe de vendas, suporte e atendimento ao cliente torna-se mais eficiente e assertiva.
  3. Otimização do tempo: a plataforma CRM pode automatizar diversas tarefas manuais, como o envio de e-mails e agendamento de reuniões, permitindo que a equipe tenha mais tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas.
  4. Personalização do atendimento: a partir das informações recebidas na plataforma CRM, a equipe pode personalizar o atendimento aos clientes, oferecendo soluções mais efetivas e aumentando a recebida do cliente.
  5. Acompanhamento de monitoramento: a plataforma CRM permite que a empresa acompanhe monitoramentos importantes, como o número de leads gerados, o tempo médio de resposta ao cliente e o índice de satisfação, permitindo a realização de ajustes e melhorias constantes nos processos.

No geral, uma plataforma CRM pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, a comunicação interna e a qualidade do atendimento ao cliente, o que pode impactar positivamente o desempenho da empresa.

 

COMO IMPLEMENTAR O CRM HOJE MESMO?

 

Para implementar uma plataforma de CRM em sua empresa, siga os seguintes passos:

  1. Avalie suas necessidades: determine quais recursos são importantes para o seu negócio, como gerenciamento de contatos, pipeline de vendas, automação de marketing, análise de dados, etc.
  2. Escolha uma plataforma de CRM: pesquise e escolha uma plataforma de CRM que atenda às suas necessidades. Para iniciar, existem opções como Pipedrive ou RD Station CRM , ideais para uma primeira experiência com a ferramenta. Caso a sua empresa já possua uma estrutura e necessite de uma maior complexidade de relatório e quantidade de funcionários, existem também Salesforce , HubSpot e Zoho CRM , por exemplo. Cada plataforma se encaixa na sua demanda e em suas carências de mercado.
  3. Prepare seus dados: certifique-se de que seus dados estão limpos e organizados antes de importá-los para a nova plataforma.
  4. Treine sua equipe: forneça treinamento para sua equipe sobre como usar a nova plataforma e os recursos disponíveis.
  5. Configure a plataforma: configure uma plataforma conforme as necessidades do seu negócio, incluindo campos personalizados, fluxos de trabalho e automação.
  6. Integre a plataforma: integre a plataforma de CRM com outras ferramentas que sua empresa usa, como automação de marketing, e-mail marketing, entre outros.
  7. Comece a usar: comece a usar a plataforma de CRM e acompanhe regularmente seus resultados para fazer ajustes e melhorias necessárias.

 

FAÇA AS SUAS VENDAS DECOLAREM COM O CRM

 

A dica final é: tome uma atitude e implemente o CRM imediatamente! O mais importante é colocar em prática e caso você tenha ficado com alguma dúvida entre em contato conosco, será um prazer tornar o seu negócio mais lucrativo e de fato eficiente.

Entre em contato!

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor 

experiência, melhorar o desempenho, analisar 

como você interage em nosso site e personalizar 

conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda

 com o uso de cookies.

Saiba mais