Tudo o que você precisa saber sobre vendas B2B Montar uma estratégia de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja conquistar novos clientes e garantir a competitividade comercial. Contudo, para que isso seja feito de maneira eficaz, é preciso que as estratégias sejam definidas conforme o modelo de comércio – vendas B2B ou B2C. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o processo […]
Montar uma estratégia de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja conquistar novos clientes e garantir a competitividade comercial. Contudo, para que isso seja feito de maneira eficaz, é preciso que as estratégias sejam definidas conforme o modelo de comércio – vendas B2B ou B2C.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o processo de vendas B2B é bem diferente do segmento B2C. Por isso, preparamos este artigo para você entender de uma vez o que são as vendas B2B e como você pode potencializar as da sua empresa caso ela se encaixe nesse modelo de negócio. Continue a leitura.
O QUE SÃO VENDAS B2B?
As vendas B2B, também conhecidas como business to business, são aquelas em que empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas. Dessa forma, ao invés de vender diretamente para o consumidor final, o fornecedor oferece o produto a um cliente corporativo, seja para uso no próprio negócio ou para revenda.
Por outro lado, as vendas B2C – ou business to consumer – são aquelas em que as operações comerciais acontecem diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
Leia também: “Jornada de compra: quais são as etapas e como usar”
COMO É UM RELACIONAMENTO B2B?
Uma característica marcante nos negócios B2B é que as vendas entre empresas costumam ter processos de venda mais complexos, uma vez que os produtos possuem preços mais elevados.
Dessa maneira, o vendedor B2B tem o desafio de fazer uma negociação que demonstre aos clientes corporativos a relevância da solução que está sendo oferecida. Enquanto nas vendas B2C o fator emocional é um ponto decisivo para o cliente comprar um produto ou serviço, nas negociações B2C o processo tende a ser mais racional, pautado na análise de informações.
Assim, o relacionamento B2B requer a apresentação de dados que mostrem ao cliente todas as vantagens que determinada aquisição pode trazer para a empresa dele.
Existem várias medidas que o seu negócio pode adotar para alavancar as vendas B2B e, assim, garantir a competitividade e o sucesso financeiro. Pensando nisso, separamos quatro dicas simples de como potencializar as vendas B2B da sua empresa.
1. Conheça bem o seu produto
Conhecer o seu produto ajuda a convencer o cliente das qualidades da solução ou do serviço oferecido, já que a compra tende a acontecer quando há convicção. A razão disso se dá porque uma empresa dificilmente fechará comprar com alguém que não lhe transmita segurança e confiança suficientes para isso.
Sendo assim, é fundamental treinar os vendedores B2B para que eles apresentem argumentos que convençam o consumidor e mostre o diferencial do produto oferecido quando comparado à concorrência.
2. Explore as dores do seu cliente
A dor de um cliente pode ser entendida como um problema a qual ele enfrenta e cuja solução está ligado ao produto que a sua empresa oferece. Descobrir (e explorar) as dores do seu cliente pode facilitar o processo de prospecção e qualificação de leads, além de lidar melhor com as objeções que surjam durante o processo de vendas.
Por isso, é fundamental que você entenda o que o seu cliente espera da solução que ele procura, o quanto pretende gastar e quais os diferenciais que busca no produto.
3. Planeje as ações de marketing
As estratégias de vendas B2B são completamente diferentes das que podem ser aplicadas no modelo B2C. Por isso, é importante investir nas mídias certas, sendo a divulgação online uma das mais eficientes nesse caso.
Um exemplo prático é o marketing de conteúdo, que pode ajudar a sua empresa a educar seus clientes sobre os produtos e serviços oferecidos, além de facilitar a prospecção dentro do perfil ideal.
Embora existam diversas recomendações para o marketing B2B que podem potencializar as vendas, a verdade é que cada empresa é diferente. O ideal é medir os resultados constantemente para descobrir o que funciona e o que não funciona.
Leia também: “7 ideias (e lições) avançadas sobre marketing digital b2b”
Quer saber como melhorar ainda mais os seus resultados com a ajuda do marketing digital? Se inscreva no nosso canal no Youtube e fique por dentro de dicas incríveis de marketing B2B.
Entre em contato!
Montar uma estratégia de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja conquistar novos clientes e garantir a competitividade comercial. Contudo, para que isso seja feito de maneira eficaz, é preciso que as estratégias sejam definidas conforme o modelo de comércio – vendas B2B ou B2C. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o processo […]
Montar uma estratégia de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja conquistar novos clientes e garantir a competitividade comercial. Contudo, para que isso seja feito de maneira eficaz, é preciso que as estratégias sejam definidas conforme o modelo de comércio – vendas B2B ou B2C.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o processo de vendas B2B é bem diferente do segmento B2C. Por isso, preparamos este artigo para você entender de uma vez o que são as vendas B2B e como você pode potencializar as da sua empresa caso ela se encaixe nesse modelo de negócio. Continue a leitura.
O QUE SÃO VENDAS B2B?
As vendas B2B, também conhecidas como business to business, são aquelas em que empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas. Dessa forma, ao invés de vender diretamente para o consumidor final, o fornecedor oferece o produto a um cliente corporativo, seja para uso no próprio negócio ou para revenda.
Por outro lado, as vendas B2C – ou business to consumer – são aquelas em que as operações comerciais acontecem diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
Leia também: “Jornada de compra: quais são as etapas e como usar”
COMO É UM RELACIONAMENTO B2B?
Uma característica marcante nos negócios B2B é que as vendas entre empresas costumam ter processos de venda mais complexos, uma vez que os produtos possuem preços mais elevados.
Dessa maneira, o vendedor B2B tem o desafio de fazer uma negociação que demonstre aos clientes corporativos a relevância da solução que está sendo oferecida. Enquanto nas vendas B2C o fator emocional é um ponto decisivo para o cliente comprar um produto ou serviço, nas negociações B2C o processo tende a ser mais racional, pautado na análise de informações.
Assim, o relacionamento B2B requer a apresentação de dados que mostrem ao cliente todas as vantagens que determinada aquisição pode trazer para a empresa dele.
Existem várias medidas que o seu negócio pode adotar para alavancar as vendas B2B e, assim, garantir a competitividade e o sucesso financeiro. Pensando nisso, separamos quatro dicas simples de como potencializar as vendas B2B da sua empresa.
1. Conheça bem o seu produto
Conhecer o seu produto ajuda a convencer o cliente das qualidades da solução ou do serviço oferecido, já que a compra tende a acontecer quando há convicção. A razão disso se dá porque uma empresa dificilmente fechará comprar com alguém que não lhe transmita segurança e confiança suficientes para isso.
Sendo assim, é fundamental treinar os vendedores B2B para que eles apresentem argumentos que convençam o consumidor e mostre o diferencial do produto oferecido quando comparado à concorrência.
2. Explore as dores do seu cliente
A dor de um cliente pode ser entendida como um problema a qual ele enfrenta e cuja solução está ligado ao produto que a sua empresa oferece. Descobrir (e explorar) as dores do seu cliente pode facilitar o processo de prospecção e qualificação de leads, além de lidar melhor com as objeções que surjam durante o processo de vendas.
Por isso, é fundamental que você entenda o que o seu cliente espera da solução que ele procura, o quanto pretende gastar e quais os diferenciais que busca no produto.
3. Planeje as ações de marketing
As estratégias de vendas B2B são completamente diferentes das que podem ser aplicadas no modelo B2C. Por isso, é importante investir nas mídias certas, sendo a divulgação online uma das mais eficientes nesse caso.
Um exemplo prático é o marketing de conteúdo, que pode ajudar a sua empresa a educar seus clientes sobre os produtos e serviços oferecidos, além de facilitar a prospecção dentro do perfil ideal.
Embora existam diversas recomendações para o marketing B2B que podem potencializar as vendas, a verdade é que cada empresa é diferente. O ideal é medir os resultados constantemente para descobrir o que funciona e o que não funciona.
Leia também: “7 ideias (e lições) avançadas sobre marketing digital b2b”
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