Por Gabriel Preuss

setembro 13, 2023

A melhor forma de utilizar o ChatGPT em seus textos

É muito importante começarmos essa conversa com uma afirmação: o ChatGPT não substitui um redator! Mas, é vital ressaltar que um não elimina o outro, e a Inteligência Artificial pode ser uma excelente aliada para otimizar o trabalho deste profissional. Algumas estratégias são extremamente eficazes para que você consiga utilizar o ChatGPT em seus textos. […]

É muito importante começarmos essa conversa com uma afirmação: o ChatGPT não substitui um redator! Mas, é vital ressaltar que um não elimina o outro, e a Inteligência Artificial pode ser uma excelente aliada para otimizar o trabalho deste profissional. Algumas estratégias são extremamente eficazes para que você consiga utilizar o ChatGPT em seus textos.

Leia também: Como geramos mais de dois mil leads no Facebook Ads a um custo baixíssimo

 

Mas o que é o ChatGPT?

 

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. É baseado na arquitetura GPT, que é um tipo de rede neural projetada para tarefas de compreensão e geração de linguagem natural. O modelo foi treinado em um grande conjunto de dados de texto para ser capaz de gerar respostas plausíveis e coerentes em conversações, responder a perguntas, gerar texto, ajudar com tarefas e muito mais.

A versão em que essa IA foi treinada, o GPT-4, é uma evolução do GPT-3 e apresenta melhorias em termos de tamanho, precisão e habilidades. Segundo o próprio, o seu objetivo é ajudar as pessoas fornecendo informações e assistência em uma variedade de tópicos. No entanto, é importante notar que, apesar de ser um modelo de linguagem sofisticado, ainda é uma máquina e não um ser humano. Portanto, suas respostas não devem ser consideradas substitutas para o conselho de especialistas em campos específicos, como medicina, direito, etc.

Também vale lembrar que o seu conhecimento está limitado a informações disponíveis até setembro de 2021 e que ele não tem a capacidade de navegar na internet ou acessar informações em tempo real.

Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=2hROUAuJmCE 

 

Qual a melhor forma de utilizar o ChatGPT?

 

Existem várias formas diferentes de utilizar essa importante ferramenta em suas produções textuais, como pesquisa, fonte de sinônimos e antônimos para evitar repetições, mas uma delas é a mais eficiente em uma boa estratégia de marketing: a adaptação de conteúdos comprovadamente efetivos.

Uma das ações orgânicas que mais geram resultados na criação de conteúdo no marketing digital, é a observação acompanhada de uma análise criteriosa. Em termos mais simples: destacar o que já deu certo.

Leia mais: Como escolher a plataforma certa de redes sociais para o seu negócio

Essa atividade consiste em verificar qual postagem gerou mais resultado de engajamento e prospecção de leads, dentro do que você já fez. Essa observação deve ser geral, dentro de toda a gama de conteúdo que foi testada.

E é nesse momento que o ChatGPT aparece como um parceiro efetivo para o departamento de criação da sua empresa. Após chegar à conclusão do post de maior sucesso, basta solicitar à IA uma adaptação com base no conteúdo testado positivamente. É muito importante solicitar de maneira extremamente detalhada, desta forma a ferramenta atua de maneira mais assertiva.

Exemplo de como solicitar:

“Favor reescrever a legenda a seguir, mantendo o tom de voz e a estratégia da abordagem, a transformando em um artigo para LinkedIn”.

Desta forma você irá utilizar um texto autoral, onde o próprio redator é a fonte principal e não se configura plágio, para replicar o conteúdo em outro formato e assim aproveitar um tema que já deu resultado frente ao seu público-alvo. Mas lembre-se, é de suma importância ler todo o conteúdo gerado com muita atenção antes de postar, pois vícios de linguagem e gerundismos podem aparecer.

Você assim se alia ao ChatGPT para “requentar” um conteúdo antigo que já se provou de qualidade, em outros formatos, como blogposts, artigos, outras redes sociais e roteiros de vídeos, por exemplo. É por todos esses motivos que essa é a melhor forma de utilizar o ChatGPT em seus textos.

Aqui na Raizhe Projetos Digitais, temos profissionais capacitados para atingir os melhores resultados através da produção de um material que consiga a conversão que você tanto precisa, desde a captação e produção de conteúdo até a estruturação para tornar o seu produto eficiente de verdade. Entre em contato e saiba mais!

Utilizamos cookies para oferecer melhor 

experiência, melhorar o desempenho, analisar 

como você interage em nosso site e personalizar 

conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda

 com o uso de cookies.

Saiba mais