Por Gabriel Preuss

janeiro 17, 2023

Com transparência e confiança, transformamos uma equipe comercial ociosa em um time que gera 10x mais leads

  A Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) é uma das faculdades mais tradicionais da cidade de Marília, na região centro-oeste de São Paulo. Atuando no mercado do ensino superior desde 1987, a instituição tem como missão contribuir para a formação de pessoas capazes de transformar a sociedade por meio de um ecossistema de conhecimento, […]

 

A Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) é uma das faculdades mais tradicionais da cidade de Marília, na região centro-oeste de São Paulo. Atuando no mercado do ensino superior desde 1987, a instituição tem como missão contribuir para a formação de pessoas capazes de transformar a sociedade por meio de um ecossistema de conhecimento, empreendedorismo e inovação tecnológica.

A equipe comercial da faculdade estava extremamente frustrada com a última agência de marketing digital que haviam contratado. O principal motivo foi a falta de clareza nos resultados, o que acabou tornando a equipe de vendas – composta por oito pessoas – ociosa. Por não apresentar a visibilidade correta dos números, o relacionamento com a antiga agência se tornou insustentável, já que a equipe comercial não confiava mais no que os profissionais diziam e faziam.

Foi nesse cenário que o atual diretor de marketing da Univem, Leonardo, assumiu a gestão comercial da faculdade. Coincidentemente, também foi nesse período que ele recebeu uma mensagem patrocinada da Raizhe no LinkedIn. O anúncio acabou chamando atenção  e a primeira reunião com a equipe da Raizhe foi agendada.

Mesmo sem a formação de uma parceria comercial, a equipe da Univem enviou suas campanhas de mídia paga para que os especialistas da Raizhe pudessem analisar onde estavam perdendo dinheiro e receber novas sugestões de direcionamento.

Em apenas uma hora de diagnóstico foram elencados diversos erros. O principal deles foi o fato de que a antiga agência computava qualquer tipo de clique como conversão (sem o time da Univem saber). Isso fazia com que o número que eles relatavam parecesse bom, quando na verdade era irreal.

Após a formalização da parceria, a Raizhe montou um documento minucioso com estratégias de campanhas omnichanel. Assim, foram definidos quais cursos da faculdade seriam os focos das campanhas, público-alvo, orçamento, canais e, principalmente, como tudo isso se encaixaria na jornada de compra do cliente.

O documento foi apresentado e validado pelo time da Univem e, em menos de duas semanas, as campanhas de mídia paga começaram a rodar.

Logo no início da parceria, a Raizhe criou um painel no Data Studio, que atualizava os resultados das campanhas em tempo real, e repassou o link para que a equipe da Univem acompanhasse. O motivo para fazermos isso é dar visibilidade sobre os resultados no momento em que a empresa quiser analisar, já que os dados são dela.

Todo o acompanhamento das campanhas foi feito através de um grupo no WhatsApp entre a equipe da faculdade e o time da agência, para garantir que a comunicação fosse rápida e direta. Dentro do grupo, um time composto por atendentes, designers, redatores e gerentes de trânsito estavam sempre prontos para ajudar.

Além disso, foram realizadas reuniões semanais para sanar dúvidas, definir os próximos passos e passar confiança para o cliente.

Logo a Univem acabou percebendo uma mudança muito grande quando comparado à experiência com a agência anterior.

“Nossas reuniões semanais são muito assertivas. A gente define o que precisa definir, não perde tempo e segue o jogo. Além disso, nosso grupo de whatsapp facilita muito o dia-a-dia”, diretor de marketing da Univem. “Desde as primeiras conversas com o tempo da Raizhe já enfrentamos que teríamos um relacionamento diferente dessa vez. E não poderíamos estar mais contente”, completou.

Hoje, a Univem gera facilmente 10 vezes mais leads com o mesmo orçamento. Isso aconteceu porque o time da Raizhe identificou todos os gaps nas campanhas e focou na otimização desde o dia zero, fazendo o custo por lead cair muito.

“Tudo o que a gente planejou em questão de tempo, de domínio e de aprendizado das campanhas, aconteceu. Também participamos gerando leads muito bons no Linkedin Ads a um custo muito competitivo, o que foi uma surpresa para nós porque sempre ouvimos falar que Linkedin Ads é caro”, enfatizou Leonardo. “Hoje nosso time comercial, que estava ocioso com outra agência, está com bastante trabalho, felizmente!”

Para fugir das furadas do marketing digital, contar com uma empresa consolidada no mercado é a melhor saída. A Raizhe tem vasta experiência na área e acumula diversas histórias bem-sucedidas, como o case da Univem. Solicite aqui uma consultoria de marketing digital com o nosso time e vamos, juntos, alcançar os resultados que a sua empresa precisa!

 

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