Por Gabriel Preuss

janeiro 23, 2023

O poder da construção de uma boa identidade visual

Um negócio de sucesso deve ter suas virtudes e principais características devidamente claras e a porta de entrada para isso é uma construção bem feita da sua identidade visual. Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos de identidade visual? Logo, não é mesmo? Pois está muito enganado quem pensa que […]

Um negócio de sucesso deve ter suas virtudes e principais características devidamente claras e a porta de entrada para isso é uma construção bem feita da sua identidade visual.

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos de identidade visual? Logo, não é mesmo? Pois está muito enganado quem pensa que ela se resume a isso.

A construção de uma identidade visual se trata do componente de exterioridade que irá comunicar a sua empresa no mercado. Por isso é tão importante concentrar prioridades nesse momento, já que se trata da primeira impressão que o seu cliente vai ter do seu negócio. Ela pode vir através de um post em rede social, um cartão de visitas ou uma fachada, por exemplo.

Todos os elementos visuais que representem o seu projeto devem falar a mesma língua, e mais, conversar entre si. Somente com uma harmonia semiótica você conseguirá dialogar de maneira eficaz com a sua persona.

Harmonia Semiótica

A semiótica é a ciência geral dos signos e da semiose, que por sua vez apresenta os principais signos que representam fenômenos culturais. Esse estudo transforma em ícones, imagens e cores, a sua real intenção e o que você deseja expor como ideal e representatividade.

Por esse motivo existe a necessidade de uma harmonia no que é apresentado, pois somente desta forma você alcança de maneira efetiva o sucesso em uma comunicação com o seu cliente.
Essa harmonia só é conquistada com um conjunto de elementos necessários para esse diálogo através da imagem. Vamos a alguns deles.

Paleta de Cores

Pode parecer estranho, mas cada cor e cada combinação de cores, remete a um tipo de segmento comercial, pois é a primeira impressão que a pessoa tem e é através dela que os primeiros sentimentos são aflorados.

Esse tema é tão importante que foi criada a Psicologia das Cores, com o que representa cada uma delas e em qual segmento elas devem ser implementadas.

Leia mais: “A Psicologia das Cores: como grandes marcas usam cores na publicidade e marketing”

Manual de Marca

O manual de marca ou manual de identidade visual é o conjunto de normas e regras para a utilização e aplicação da sua marca, a fim de garantir uma unidade fiel.

Ele deve ser concebido pelo designer gráfico ou diretor de arte, pois trará todas as informações de padronização e detalhes do que deve ser seguido na apresentação do branding da sua empresa.

Tipografia

Se a sua empresa tem uma identidade própria, a parte textual também deve seguir o mesmo caminho, mantendo uma relação de comunhão com todos os outros elementos.

A tipografia vai ser o estudo por trás da escolha ideal de caracteres, fontes, estilos e formatos visuais das palavras. Ela é tão importante quanto qualquer outro elemento da construção da imagem do seu negócio.

Saiba mais: “Como a identidade visual pode te diferenciar dos seus concorrentes?

A sua marca fala a mesma língua do seu cliente?

No final das contas a construção de uma boa identidade visual é o primeiro passo para uma comunicação direta e fluida com o seu público alvo, por isso são necessários tantos elementos e tanto cuidado com os detalhes.

Lembre-se que você não precisa ter essa obrigação operacional e bons profissionais são a garantia de sucesso nesse diálogo tão preponderante para o alcance do sucesso em nosso mercado.

Precisa de ajuda para criar uma boa identidade visual para a sua empresa? A Raizhe possui profissionais altamente capacitados e experientes nessa área. Clique aqui para saber mais.

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor 

experiência, melhorar o desempenho, analisar 

como você interage em nosso site e personalizar 

conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda

 com o uso de cookies.

Saiba mais