Por Gabriel Preuss

setembro 23, 2021

O que é uma agência de marketing digital?

Desenvolver um site. Gerenciar perfis nas redes sociais. Criar conteúdo relevante para o público. Otimizar o SEO. Criar campanhas de mídia paga. Gerar leads qualificados. Enviar e-mail marketing. Converter vendas. Mensurar e analisar os resultados… O marketing digital funciona, mas dá trabalho! E uma agência de marketing digital presta esse serviço. 

Desenvolver um site. Gerenciar perfis nas redes sociais. Criar conteúdo relevante para o público. Otimizar o SEO. Criar campanhas de mídia paga. Gerar leads qualificados. Enviar e-mail marketing. Converter vendas. Mensurar e analisar os resultados… O marketing digital funciona, mas dá trabalho! E uma agência de marketing digital presta esse serviço. 

Desde que a internet surgiu, o marketing digital vem se tornando cada vez mais relevante e estratégico para qualquer tipo de negócio. É inimaginável, hoje, uma empresa bem sucedida que não invista nessa metodologia para gerar demanda. De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram Marketing Digital como estratégia de crescimento

Apesar disso, apenas 7%  das empresas têm um time digital sênior, com metas próprias de geração de demanda e entregas eficazes e recorrentes. Ainda de acordo com o estudo:

  • 31% têm algumas pessoas gerenciando funções digitais básicas, sem metas compartilhadas;
  • 29,7% têm apenas uma pessoa responsável pelo Marketing Digital, sem conhecimentos específicos;
  • 22% têm um time de especialistas digitais, trabalhando em conjunto com outras equipes e com metas;
  • 10,2% trabalham com uma agência de marketing digital e acompanham o desempenho das ações.

Se você quer entender esse cenário e qual o papel das agências de marketing digital, acompanhe esse artigo! 

O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital é uma empresa que realiza projetos para clientes. 

Elas têm um time formado por profissionais especializados em diferentes áreas – produção de conteúdo, design, branding, mídia paga, SEO, performance https://docs.google.com/document/d/1Uvcqw4-fnZV9o39jbg-S7pbtHGKz-HCNf18kynnD0e0/editetc.  – para desenvolver estratégias e entregar resultados para as empresas que atendem. 

Ao contratar uma agência, você faz o outsourcing do marketing digital. Ou seja: contrata um serviço terceirizado. No entanto, é importante destacar que existem diferentes modelos de agência e nem sempre ela faz todo o trabalho para você. 

Algumas oferecem o serviço completo de marketing digital, desenvolvendo projetos 360º. Outras se aprofundam em uma vertical e oferecem apenas um serviço específico – como mídia paga, por exemplo. E há ainda aquelas que oferecem uma gama de serviços de acordo com a necessidade do cliente, criando escopos personalizados. 

Além disso, uma agência pode atender clientes de diversos setores ou se especializar em apenas um nicho, como saúde, tecnologia, turismo, imobiliária etc. De acordo com o Panorama de Agências Digitais 2021, 36.43% das agências são especializadas e 59,19% não são especializadas. 

Prestação de serviços de marketing digital: o que uma agência faz?

Como vimos, a oferta de serviços de uma agência de marketing digital pode variar bastante. Isso porque são diversas as formas de atrair o público, gerar engajamento, manter o relacionamento, gerar e converter leads em vendas. O Panorama de Agências Digitais 2021 mostra que as agências prestam os seguintes serviços:

  • Gestão e monitoramento de redes sociais
  • Marketing de Conteúdo
  • Compra de mídia paga
  • Design e audiovisual
  • Desenvolvimento de site/blog
  • Criação de Landing Pages
  • Criação de campanhas de e-mail marketing
  • SEO
  • Automação de marketing
  • Consultoria de vendas
  • Assessoria de imprensa

Assim, você pode contratar uma agência para analisar a sua empresa, planejar e executar a estratégia como um todo, ou para auxiliar em um ponto específico que você ou a sua equipe não dominam. O papel da agência será entender os objetivos, planejar e executar uma estratégia adequada, analisar os resultados e, por fim, aprimorar o processo. 

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Com o apoio de uma agência, sua empresa tem profissionais especializados e qualificados executando a estratégia de marketing digital. E, considerando que as agências têm mais conhecimento das melhores práticas de mercado e sabem quais táticas funcionam melhor em cada caso, os resultados tendem a ser muito positivos!

Por conta disso, contar com a parceria de uma agência tem um ótimo custo-benefício. Sua empresa não precisa ter uma equipe de marketing robusta e nem sobrecarregar colaboradores para alcançar as metas de marketing e vendas. Você e sua equipe podem se dedicar ao core business enquanto a agência cuida do marketing digital. 

Quer saber mais sobre como uma agência de marketing digital pode ajudar a sua empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos!

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